Risoto integral de camarão com abobrinha by Blog da Mimis

Quando comecei a fazer dieta, um dos auxílios para manter o foco foi procurar pessoas que já tinham enfrentado os primeiros passos e hoje estão em por blogs, instagram, facebook, twitter e outras redes sociais.

Eu adoro risoto, mas sempre tive dificuldade de encontrar receitas com arroz integral. Recentemente, navegando em busca de novidades encontrei uma receita muito interessante sobre risoto integral de camarão com abobrinha na página Blog da Mimis. No blog da Michelle Franzoni vocês podem, alem de receitas, encontrar também ideias, dicas e incentivos para a sua dieta.

Agora vamos ao que todos estamos esperando, a grande receita de risoto integral de camarão com abobrinha!

Ingredientes:

  • 700g de camarão com casca (se usar o descascado são 350g)
  • 1/2 xícara de chá de arroz integral
  • 1/2 cebola cortada em cubos
  • 1 abobrinha grande cortada em cubos
  • 3 xícaras de água
  • 1 bouquet garni , temperos frescos ou secos
  • 1 colher de sopa cheia de cream cheese light

A base dos risotos é quase sempre a mesma: Arroz refogado na cebola, um caldo para dar sabor e os ingredientes principais. O diferencial do meu risoto de camarão, é o preparo do fundo, feito com as cabeças do camarão. É isso que dá o sabor especial ao prato e é  muito simples de fazer. Ao descascar os camarões, separe as cabeças e coloque-as em uma panela com a água e o bouquet garni. Depois que ferver, deixe  por uns 10 minutos em fogo baixo até o caldo ficar com essa aparência abaixo.

risoto-de-camarão-dieta-michelle-franzoni-blog-da-mimis-7[1]

 

Depois que o caldo estiver pronto, refogue o arroz com a cebola, sem utilizar óleo, pingando um pouquinho de água para não queimar, e complete com a água do camarão. Deixe cozinhar até o líquido secar. Nesse momento, o arroz ainda não estará cozido.

risoto-de-camarão-dieta-michelle-franzoni-blog-da-mimis-6[1]

 

Falando nisso, quando eu vou fazer um prato com arroz integral, eu sempre coloco 3 ou 4 vezes a quantidade de água para a de arroz (1 xícara de arroz para 3 ou 4 de água), e mesmo assim às vezes ele precisa de mais água. Então no risoto, como precisamos ficar de olho e mexer, vou acrescentando a água depois, dependendo do ponto que quero alcançar. Para isso, tenho uma chaleira com água quente ao lado.

Coloque as abobrinhas picadas e adicione um pouco mais de água quente (1/2 xícara).

risoto-de-camarão-dieta-michelle-franzoni-blog-da-mimis-2-600x400[1]

Continue a mexer e ele deve ficar assim:

risoto-de-camarão-dieta-michelle-franzoni-blog-da-mimis-3[1]

Quando tudo estiver praticamente cozido, coloque os camarões na panela e misture delicadamente. O camarão cozinha super rápido e se passar do ponto pode ficar rígido. Em cerca de 5 minutos seu risoto está pronto. Se precisar, adicione um pouco mais de água, o que vai mandar nesse momento é o ponto do arroz. É nessa hora que eu tempero com sal e pimenta. Assim garanto que não ficará salgado demais.

risoto-de-camarão-dieta-michelle-franzoni-blog-da-mimis[1]

 

Para obtermos aquela cremosidade característica do risoto, adicione uma colher cheia de cream cheese light e incorpore ao risoto.

risoto-de-camarão-dieta-michelle-franzoni-blog-da-mimis-5[1]

 

Sirva bem quente. Você pode decorar com amêndoas lascadas e dar sabor com um fio de azeite de oliva.

Essa receita rende 2 porções bem grandes. Se você está de dieta para perder peso e achar que as calorias são muitas, divida a sua porção em dois.

Rendimento: 2 porções grandes

Informações nutricionais por porção (sem o azeite de oliva e as amêndoas da finalização:

Calorias : 490   Carboidratos : 61,5g  Proteínas : 43,1g  Gorduras : 7g

Uma receita bem prática, saudável e assim que eu fizer volto para confirmar que é deliciosa!

Todas as imagens e textos(com pequenas alterações) foram retirados da página da receita do Blog da Mimis. A melhor parte desse blog é que ele nos dá apoio visual, ótimo para quem fica perdido na cozinha, assim como eu.

Ficou perdido com o Bouquet Garni? Segue mais uma dica do blog: Bouquet Garni por Blog da Mimis

Dúvidas, sugestões e ideias são sempre bem vindas! Até semana que vem.

Leave a comment